domingo, 19 de fevereiro de 2012

Casas, pelo planeta afora....

Um blog com este título não pode deixar de falar sobre casas ao redor do mundo. Há muitas formas de viver. O lugar onde nascemos, nossa cultura, valores, crenças, a natureza, as condições climáticas, tudo vai interferir no modo como construímos nossas casas. Não importa como ou de que jeito, uma casa é o mínimo que o ser humano necessita para sobreviver. Casa é acolhimento, colo de mãe, proteção, conforto, descanso. Sempre desconfiei das pessoas que não gostam de ficar em casa. Acho estranho. Casa é nosso lado de fora. É parte daquilo que somos. Enfim, achei fotos ótimas de casas de todo tipo, em cada canto do planeta. Vamos nos deleitar com as mil formas diferentes de viver....

Morar em barcos. É uma ótima opção. Vi casas-barco em Amsterdã, várias. Vi também no Sena, em Paris. Deve haver muitas mundo afora.

Queria ver por dentro..rs

Me lembrou uma história do Asterix, o Grande Fosso, onde havia uma casa assim, sobre a água.

Casas de índios, tabas, há vários nomes.

E há quem não acredite em duendes...

Eco friendly

Charming

Aqui mora o Panoramix.

Será uma casa de bruxa?

Diferente

Uma antiga aldeia inglesa

Green

Green, again.

Ohwwww

Casinha de conto de fadas. Era uma vez uma casinha.....

Literalmente, um ninho.

Vida cigana...

On the road.

Volto depois, com mais casas.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Trecos de cozinha

Acho que motivada por uma prateleira de madeira e ferro que instalei na minha cozinha e onde coloquei muuuitas coisas lindas, resolvi postar sobre o tema: trecos e enfeites de cozinha. Decore sua cozinha. Deixe os móveis, grandes ou pequenos, repletos de enfeites (louças, panelas, jarras, flores, plantas), tudo à vista, enfeitando e encantando o olhar. Você vai gostar.

Esta cozinha clarinha tem enfeites no mesmo tom: brancos e palhas. O ambiente fica levinho.

Quem disse que o aço escovado não combina com adereços rústicos? Madeiras e palhas provam o contrário. A cozinha perdeu o ar frio e demasiadamente elegante que o tom da geladeira confere. Charmoso.

Outra cozinha clarinha. O branco é ótimo porque mostra a sujeira logo e cozinha tem que ser limpinha. Os pontos de cor vêm na forma de plantas e alimentos.

Adoro canecas.

Brincando com as cores em uma cozinha branquinha. Lindo.

Sala de Jantar separada da cozinha por uma ilha em madeira. Muito charmoso. As luminárias e os pratos assimétricos são um must.

A cozinha vive, com flores e plantas.

Branco total, e um verdinho para dar o toque final.

Parece uma tela.

Mais canecas, lindas.

Amo, as canecas e o Bob Esponja.

Um mix de materiais: o móvel com rodinha fazendo as vezes de ilha, a parede com tinta de quadro-negro, tudo lindo, discreto, estiloso.

Simples e belo.

Muita madeira, em vários tons.

O tapete dá o tom dos objetos. Lindo. Amei.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Uma casa de fazenda: saudades da minha infância.

Meu pai sempre teve fazendo. Ele nunca foi um fazendeiro, foi filho de um, irmão de outros, primo de muitos. Por isso ele gostava tanto de uma fazenda. A nossa fazenda era somente para passeio, mas tinha um pouquinho de tudo: plantações, animais e um pomar de mais de 100 anos, naquela época. Era tanta jabuticaba, manga, goiaba, marmelo que o chão do quintal estava sempre coberto de frutas maduras e passarinhos se alimentando. Uma delícia. A casa da fazenda era grande, com 8 quartos, 2 salas enorme e aquela cozinha maravilhosa, com fogão a lenha. Não me lembro bem da decoração da casa, mas adoro o estilo "fazenda". Vou chamar assim porque estilo country é coisa de americano e casa de campo é outra história. Inspirada em minhas memórias seguem imagens de um decór em estilo "fazenda". Tudo adorável.

O fogo, a madeira e o colorido das frutas e verduras, somado ao aconhego das mantas, maravilha de lugar.

A madeira também predomina neste ambiente e o chão, feito com tijolos, dá o toque final do estilo fazenda. O banco está perfeito, a tapeçaria mix quadro também ficou ótima. Até a cabeça de viado, coisa que eu não gosto, pegou bem no ambiente, todo em tons terra clara. Destaque para os ferros, tanto da escada quanto da janela.

Esta sala está mais próxima de uma fazenda inglesa, mas não deixa de ser inspiradora. Os móveis antigos, cada um marcado por um estilo, repletos de almofadas e mantas acolhedoras tão um toque de chega pra cá que está quentinho. O teto trabalhado em madeira dá o ar rústico. Os abajures iluminam o ambiente aumentando a sensação de acolhimento e as flores embelezam a mesa aparador. Belo ambiente.

Este ambiente clarinho, com piso de madeira e branco predominando, também lembra uma casa de fazenda mix campo, bem clean, iluminada pelos janelões e muito simpática. Ótima opção para um cantinho brindado com a luz do sol.

Mais um living com ar de fazenda, teto em madeira, móveis estilosos, com suas almofadas acolhedoras. A cabeça de viado também está presente (eu dispensaria) e o cachorrinho no sofá dá um charme especial ao ambiente. Animais são imprescindíveis em uma casa.

O cantinho da lareira ganha um charme especial com o aparador de madeira acima da lareira, com enfeites charmosos, e um armário sob uma parede espelhada que reflete a luz vinda das janelas. O gato dá o toque final. Muito lindo.

Volto depois para falar das cozinhas, quartos e varandas em estilo "fazenda". Adoro.







segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A vida em branco

Sou uma apaixonada por cores, sempre fui. Acho que as cores energizam o ambiente, as pessoas, o astral. Cromoterapias já dizem isso há séculos. Enfim, eu, a que sempre estou colorindo (passei anos pintando minhas próprias paredes), agora me vejo em um affair com o branco. Não que eu não goste do branco, amo. É luz, junção de todas as cores, símbolo da paz. Branco é branco, sempre tem o seu lugar garantido. Mas, minha nova inclinação pelo branco clama por muuuuiiito branco, dando aquele ar clean e muito chique a qualquer ambiente. Vejam só:

O branco ilumina tanto que apagou a cor de concreto das paredes. Se bobear, nem notamos que as paredes são coloridas. Chão e sofá deram o toml do ambiente. Parece tudo suave, iluminado, como se a luz do sol batesse direto nesta sala. O branco chama o olhar e torna qualquer pontinho de cor em um acontecimento.

Nesta sala de jantar o branco predomina. As cores vem dos detalhes em madeira dos móveis e dos utensílios. Dois quadrinhos destacam a parede e a luminária faz toda a diferença. Não é um ambiente muito sofisticado, mas o mix branco e peças bonitas faz tudo parecer chiquérrimo. Adoro.

Já neste quarto, exageraram. É tanto branco que dá fotofobia. Tudo branco é como olhar direto para o sol. Ninguém aguenta. Eu não aguento. So sorry, mas eu não dormiria neste quarto. Mesmo com a luz apagada, ia me sentir dormindo sob o sol.

Aqui, as almofadas quebraram o galho. O lustre e a parede em texturas diferentes também ajudaram. O ambiente é interessante, mas ainda muito branco. Para mim, precisa de mais cor, talvez madeira.

Quartinho perfeito. Clean, chique, sofisticado. Adoro a mistura concreto e branco. O papel de parede foi uma escolha perfeita. As flores, provavelmente artificiais, deram o toque final. Este quarto eu gostaria de ter.

Continuando na onda branca, vejam só que enfeites fofos. Vasinhos diferentes, com arranjos artificiais lindos. Adoro misturar plantas e flores artificiais com verdadeiras. Um charme. Isto é tão fácil de fazer. É só comprar os vazinhos e garimpar as flores. Das feiras populares às lojas especializadas há mil arranjos diferentes para enfeitar uma casa branca, ou colorida.

Cantinhos em branco....para escrever, para poetar, para sonhar.....A vida parece bela em lugares belos.


Mais flores, agora verdadeiras, cheirosas, vivas. Continuo achando que toda casa tem que ter crianças, animais e flores.......

E os cantinhos em branco.....Adoro cantinhos, com seus mil detalhes. Acho que os cantinhos espelham os moradores. Observem os cantinhos nas casas em que forem. Eles, provavelmente, são a cara dos donos.


Mais cantinhos em branco. Adorei a mesa bem rústica.

Ah, este quarto romântico. Que delícia de lugar. Não faz muito o meu estilo, mas é lindo. As almofadas, a janela em cor de concreto, tudo tão delicado e sofisticado. Só o branco puro dá esse efeito. Belo.

Vai dizer que você não quer um cantinho desse para você? Eu queeerooo e muito. Me encanto com estes cantinhos em varandas, as flores, os móveis com jeito de usados, porém belos, um detalhe do morador, como um par de botas. Casas têm que ter assinatura. Este cantinho foi assinado pelo dono. Amei.


A vida em branco pode ser bela e suave. Sofisticada e simples, elaborada e rústica. De qualquer forma, meu affair com o branco tende a crescer, especialmente pela delicadeza que ele transmite.